21 fevereiro 2012

Listen

Fix You - Coldplay

When you try your best, but you don't succeed,
When you get what you want, but not what you need,
When you feel so tired, but you can't sleep
Stuck in reverse

And the tears come streaming down your face
When you lose something you can't replace
When you love someone, but it goes to waste
Could it be worse?

Lights will guide you home
And ignite your bones
And I will try, to fix you

And high up above or down below
When you're too in love to let it go
But if you never try, you'll never know
Just what you're worth.

Lights will guide you home
And ignite your bones
And I will try, to fix you.

Tears stream down your face,
When you lose something you cannot replace
Tears stream down your face
And I... [2x]

Tears stream down your face
I promise you I will learn from my mistakes
Tears stream down your face
And I...

Lights will guide you home
And ignite your bones
I will try to fix you...



19 fevereiro 2012

Sofia ninguém conhecia

 
Essa vai ser mais uma de "Era uma vez". Por que não dá pra contar uma boa história sem lembrar das 3 palavras mais encontradas nos clichês passados.
Então... Era uma vez uma menina chamada Sofia, determinada, anormal [diziam as más linguas] e melancólica. Calma, irei explicar. Sofia sempre teve um olhar muito científico, sem levar ao pé da letra, mas nunca deixava de melancolizar as coisas. Nem que fosse em uma simples frase. Tinha seus sonhos e seus desejos, mas ninguém sabia de nenhum deles. Ela não acreditava no lado bom das pessoas. Imaginava que até mesmo os sonhos poderiam ser tirados de alguém, e ainda explicava como. "O pessimismo, a inveja e as 4 palavras 'você não vai conseguir' são apenas sons que te fazem mudar de ideia. É muito fácil você desistir..." Essa era a sua tese. E ela tinha força de que aquilo era verdade. Mas guardava os seus sonhos a sete chaves. Ela mesmo esquecia quais eram, até que eles se realizassem. Nunca desistia de nada, logo nunca ouvia ninguém. Sempre foi ela contra o mundo inteiro. Sempre foi ela e si. E, vá lá, não dar ouvidos a ninguém é um defeito e tanto. É ser prepotente demais, egoísta demais, sozinha demais. Não confiar em ninguém deve ser realmente uma tortura. Além disso tudo, Sofia nunca foi de escrever muito. Como falei, eram só frases jogadas, soltas nas páginas de alguns cadernos. O que a fazia ser ainda mais cheia de coisas só suas. Fico imaginando como seria sua imaginação. Sua cabeça devia ser cheia de coisas estranhas e mirabolantes. Daria pra ela escrever um livro de tantas coisas guardadas. Mas ela não escrevia nada. Ficava eu olhando de longe e imaginando que aquela daria uma boa história. Se eu conseguisse entrar nos seus pensamentos então... Daria texto pra mais de um ano. E que menina tosca, essa tal de Sofia. Se você a descrevesse todos a conheciam. E ela não conhecia ninguém. É uma mistura de popular com alguém que sofre bulliyng. Mas vamos lá, essa garota tinha que ter algo bom dentro dela. Bom no sentido de normal. E como um Sherlock Holmes disfarçado eu fui atrás de saber como, o porque, quando, o que... Fui em busca de todas as perguntas possíveis. Mas a dificuldade que todos tinha de interagir com Sofia era enorme. As vezes sinto pena dela, mas as vezes imagino como deve ser bom ser só você. Sofia era estranha, mas querendo ou não, demonstrava ser feliz. Tentei de todas as formas saber algo sobre ela, nem que fosse o paradeiro. Mas nem o perfil do Facebook eu encontrei. Com certeza ela deve está disfarçada por lá. Sem dúvida. Mas por que tanto mistério, tanto segredo? Por que será que Sofia se protegia tanto do mundo? E a resposta está aí. As pessoas só se protegem do mal. E o mundo já quis tirar tudo de Sofia. Ela não podia deixar que agora fosse-lhe tirado a vida pessoal, os sonhos e o que ela mais preservava, que era a sua personalidade. Todos queriam saber mais sobre Sofia, mas ninguém tinha uma boa intenção. Olhando bem, Sofia realmente tinha razão quando disse em um seminário apresentado na escola: "Vou me precaver do mundo, ele já se precaveu demais de mim." 
E essa foi a história de Sofia. Ela nunca contou nada sobre ela a ninguém, mas conseguia, mesmo com todo seu mistério, mostrar quem era com um simples olhar. Sofia era a estranha mais humana que já vi. Nunca conheci Sofia, mas me orgulho dela. 

Dani Fechine

18 fevereiro 2012

Sonhos por entre sonhos

Quando a gente passa um tempo meio sozinho, sem ver ninguém, apenas alguns livros e apostilas jogados em cima da mesa, você começa a perceber que sente falta de muita coisa. Mais do que imaginava. Você começa a ter a síndrome da exclusão e mesmo sabendo que o afastamento foi consciente você pensa que todos gostaram da nova rotina. Meus pêsames, você está com sintomas de solidão. O cansaço da semana te impede de pensar sobre o assunto e de querer a presença de alguém. Livros e professores são tudo que você costuma ver e ouvir. Uma rotina pesada que se torna leve no fim do dia. Só você mesmo sente essa leveza e só você mesmo sabe o que faz essa leveza. Existem detalhes que te fazem amar todas as aulas, fazer todos os cálculos e tomar todas as xícaras de café. Além disso, há um certo sonho que te faz acordar todos os dias as 6 da manhã, dormindo apenas 6 horas por dia. É o suficiente, talvez, mas é muito pouco pra quem precisa "desestressar". É uma rotina que precisa ter foco. Aliás, tudo na vida precisa ter determinação. Nenhum sonho deve ser comparado ao horizonte. Você ver bem de longe, e ele é belíssimo. Mas quanto mais se aproxima mais distante ele fica de você. Ele precisa ser como um segmento de reta. Ter começo e ter fim. Onde o fim é a realização e a concretização. E você ainda se pergunta pra que estudar Matemática não é mesmo? Tudo há um porque. Nem que este só se encontre muito no futuro.
Mas sim... É no caminho do seu sonho que você encontra migalhas de um passado. Ou de um novo sonho. Diz a História que passado foi feito para estudar o presente. E talvez seja por isso que você bata tanto de cara com ele no meio do caminho. Quando você tem um sonho, milhares de desejos começam a aparecer no meio dele. E cabe a você realizá-los ou não. Quando o cansaço te consome e o final de semana se aproxima você não quer nada mais que alguém pra ficar cansado com você. Uma conversa que te faça rir. Na verdade, alguém que te faça rir. Você quer que chegue a sexta-feira a noite e seu celular toque, nem que seja uma carinha fofinha numa mensagem. Nada acabou, é só uma pausa. Mas sempre existe uma pessoa que te faz viver um ano em dois dias. E não importa o tamanho da dor de cabeça, você espera ouvir só uma voz antes de dormir. Esses sonhos pequenos dentro dos maiores são o que chamamos de 'saudade de um passado que ainda não passou'. Nesse exato momento você se pega pensando se isso já aconteceu com você. É um pouco complexo de explicar mas não é tão simples de acontecer quanto se imagina. Não é apenas ter um desejo e pronto, o gênio da lâmpada traz a saudade. Não, não é assim. É como se realmente o passado se entrelaçasse no futuro e fosse reproduzido no presente. Um passado que nem mesmo existiu e um futuro bem arquitetado pela sua cabeça. Parece loucura, mas podia ser verdade. E claro, como todos os últimos desabafos de uma blogueira pouco assídua, isso são apenas palavras jogadas num fundo floral esperando, quem sabe, algum entendimento. 

Dani Fechine

"Ela acreditava em anjos, e porque acreditava, eles existiam." Clarice Lispector

12 fevereiro 2012

Sunday of Nothing

Parece que domingo nunca é um dia muito bom. É nostálgico, triste e monótomo. É um dia que, se você sente falta de alguém, as lembranças vão vir sem pestanejar. É um dia que você espera que chova, mas que chova muito, pra não ficar abafado. É dia que você não quer ver ninguém, mas uma pessoa só te faz o domingo mudar um pouco. É dia de não sair da cama, almoçar muita massa e comidas gostosas da vovó, comer besteira durante a tarde assistindo aquele filme que você já sabe de traz pra frente. Ou você fica fora de casa o dia inteiro, ou você fica em casa o dia inteiro. Não tem meio termo. A preguiça é maior que a escolha que você precisa fazer. E domingo pra estudante então, nem se fala. Você já acorda com raiva porque no outro dia tem aula as 7 da manhã. Quando é domingo de prévia carnavalesca é melhor continuar dormindo pra raiva não aumentar. Seus amigos todos se preparando pra mais um bloco e você em casa dormindo cedo. 
Não há nada pior no domingo quando você já acorda com dor de cabeça. O dia já é ruim, e parece que tem como ficar pior. Seu aliado, o computador. Quando enjoa tem TV. A TV como aparelho mesmo, porque programa que preste que é bom, nada. Domingo pra ser realmente domingo tem que ter uma parte da família reunida pelo menos. Tem que ter uma criança fazendo barulho dentro de casa, e um cachorro latindo pra enfezar todo mundo. Pra ser domingo mesmo o celular tem que ficar calado o dia inteiro, no máximo uma mensagem de alguém que você não fala a muito tempo. Ou então uma ligação de um[a] amigo[a] que precisa te contar com urgência o que aconteceu no sábado a noite. Domingo é quase um feriado em plena quarta-feira. Você já acorda pensando em dormir, pra não perder a oportunidade. Na sua vizinhança ou o barulho é tremendo, tendo um churrasquinho familiar, ou o silêncio é absoluto. Fico com o que é calmo. 
Em dia de domingo você deseja milhões de coisas. Vai de uma rede na sombra de uma praia deserta até um show da sua banda favorita. Mas tudo que você quer mesmo é que 'amanhã não tenha aula'. E só em pensar nisso tudo, já me dá até um sono incontrolável e uma vontade absurda de fazer nada. Porque quando se faz tudo durante a semana, no domingo você quer o nada. Deitar no sofá, pensar em milhões de coisas, e sentir uma mão mexendo no seu cabelo. Um carinho no domingo é sempre bem vindo. É uma boa maneira de começar a semana. 
Domingo é dia de nada. Mas é dia de pensar em tudo. De formular tudo e de criar tudo. A semana começa e você precisa estar fortificado. É pra isso que serve o domingo. Descansa aí, que a semana só começou. Amanhã é segunda e a gente dorme na esperança dos dias passarem mais rápido. Domingo é não ter exatamente nada pra fazer, nem inspiração pra escrever.

Dani Fechine

11 fevereiro 2012

Uma pausa e um começo

"Sabe, é difícil procurar as palavras certas pra te dizer num momento tão importante da sua vida. É difícil dizer o 'até logo' com a maior cara de 'adeus'. É sempre muito difícil pra um irmão ir pra longe, passar dias sem se ver, sem o abraço apertado de sempre e sem os risos diários. Pra um irmão é sempre muito difícil quebrar a rotina. Só que irmão sempre apoia. Ele nunca te abandona, ele não hesita em nenhuma situação de ajuda. Um irmão sempre vai estar com você não importa onde, não importa a distância. Ele tem espaço guardado no coração e na memória. E como um irmão, eu preciso te dizer algo. Algo importante que você fixe na cabeça e jamais esqueça.
O que você está fazendo agora não é apenas uma mudança de vida, de cidade ou de ambiente. É a primeira letra da palavra FUTURO que você acaba de escrever. Um novo começo estar por vir. E o que desejo pra você é que seja brilhante. Quando se encontra vocação, não se encontra erro. Deixo escrito hoje que o seu futuro já está traçado. A sua caminhada será longa, mas não há caminho tão grande que não se chegue ao fim. E no seu caso, meu amigo, é o fim mais bonito que te espera. Quero te ver realizando um sonho e sendo feliz por isso. Te desejo, acima de tudo, paciência... É uma virtude que poucos possuem, mas que ninguém vive sem ela. Desejo que impossível seja apenas uma palavra e não um obstáculo.
As saudades que sentirei de você, não precisa falar que serão enormes. Cada detalhe será lembrado. Hoje, choro por saber que o abraço de despedida se aproxima. Mas o sorriso de satisfação e de que valeu a pena futuramente será o suficiente para sermos irmãos novamente. O coração já aperta e é quase impossível imaginar esses próximos anos sem você aqui bem pertinho de mim. Não falo de meses de convivência. São anos guardados e memorizados para jamais esquecermos. Querendo ou não, escrevemos um pedaço bastante grande da sua história. Agora o resto fica com você. Te passo a caneta e o papel para enfim você colocar o ponto final. Boa sorte, estou contigo pra tudo nessa vida."

Dani Fechine (Texto de despedida para um amigo)

05 fevereiro 2012

Na dúvida mistura tudo

Já fazia uma semana que nada era escrito, anotado ou sequer falado. Tentara escrever sobre tantas coisas, tantas pessoas. Mas uma noite cansativa de acúmulo semanal não leva texto a fim nenhum. Tentei a saudade, que é algo que sempre se consegue desenrolar, um uma história de amor não correspondido - porque não há nada mais clichê e mais procurado do que texto de amor infeliz. Mas parei na metade. É como se aquilo já não mais me interessasse. Triste demais pra alguém que não convém se preocupar com isso. Só saiu algo sobre lágrimas e passado. Não, não. Isso não caberia num texto novo. Pulei de tema. Tentei falar da rotina. Porque nada mais fácil do que falar sobre seu próprio dia. Uma espécie de diário sabe? Diário semanal. Nossa, pensando bem, o meu seria um enorme tédio. Melhor não. Vocês vem aqui pra se distrair, não pra estudar. Resolvi parar.
Já era tarde da noite, luz nenhuma me vinha a cabeça. Só aquela meio amarelada no teto do quarto. Definitivamente não seria o dia pra pegar o notebook e me jogar nas letras enormes do teclado. Não era dia de expor nada. No meu quarto não havia mais nada e mais ninguém. Apenas eu, deitada na minha cama, ventilador bem posicionado, computador ligado, e vai uma xícara de café também, pra parecer mais escritora do que nunca. O silêncio era absoluto. Só se ouvia os dedos no teclado e uns ruídos no quintal. Ah, os ruídos. Isso me assombra a cada minuto. É uma certa loucura com barulhos estranhos. Ouço um e já paro de digitar, desligo o ventilador e passo de 5 a 7 minutos quieta e paralisada esperando ouvir mais alguma coisa. No final das contas, é sempre minha barriga roncando, pedindo o lanche da madrugada.
E de repente, quando o texto realmente está se encaminhado algo me desvia a atenção e ele para na metade. Será mais um em "andamento"? Nada mais pra me tirar a concentração do que um pensamento solto, preso Deus sabe onde nessa cabeça complicada. Não sei como, mas parece que quando menos se precisa, ele pula e te faz parar tudo que está fazendo. Isso nunca te ocorreu? Nunca te aconteceu parar no meio de um cálculo, de uma leitura, ou de uma conversa, e simplesmente sair daquele local? Viajar num ambiente novo, onde todos os seus pensamentos se encontram? É uma forma de reunião. Parece que cada coordenador de cada departamento dos seus pensamentos decidem fazer uma reunião geral de última hora, sem comunicar a ninguém antecipadamente. E quem cai na besteira de se atrasar é justamente você. Confuso. Melhor deixar pra lá.
E chego ao fim sem ainda saber o que queria escrever. Um texto de aniversário ainda não era o apropriado para a madrugada, e um conto requeria pensamento demais. Não havia mais nada pra se digitar, se não algumas palavras de 'boa noite' e 'até logo'. Decidi então desistir. Chega. Hoje não dá. Impossível. E aí você me aparece ressurgindo das cinzas. Um texto novo com tema velho pode estar por vir. Isto é, se não for madrugada. E fica aqui mais um texto breve sem muitos porquês e sem muitos acentos. Não há o que escrever, mas há o que publicar.

Dani Fechine

04 fevereiro 2012

Mais que um "Feliz Aniversário"

Vou te falar como é difícil e ao mesmo tempo fácil escrever os desejos que você tem para uma pessoa. Porque não existe nada mais clichê que "Feliz Aniversário", e então você precisa ser diferente, precisa inovar. E não te vem exatamente nada na cabeça, apenas o que você realmente quer falar. E quando essa pessoa é importante demais pra você e aí você não pode digitar qualquer coisa? Realmente, amiga, eu não posso te dizer qualquer coisa, eu não posso de escrever qualquer coisa. Seria injusto.
Uma pessoa como você merece somente as melhores coisas que esse mundo pode oferecer. São poucas, mas você merece cada pedacinho delas. Uma pessoa como você não merece um simples texto num blog, um recado numa rede social, ou uma mensagem no celular, no dia em que você precisa de algo mais. Uma pessoa como você precisa de um abraço apertado, sem tapinha nas costas, de um beijo estalado na bochecha, de uma caixa enorme de presente, e de um bolo surpresa. Uma pessoa como você merece ter todos a sua volta num dia importante. Sem bajulação, sem puxar saco. Mas uma pessoa como você merece tudo que a maioria não é digna de receber. Você merece amor de mãe, amor de saudade e de alergia. Você merece sorrir aos quatro ventos de tanta felicidade. Você merece tudo que te falta. É por isso, que como eu não posso te dar nada disso, a não ser o amor de saudade, eu vou te dizer cada palavrinha que eu desejo pra você. É clichê, mas é de coração.
Eu não desejo nada que você não possa ter. Eu te desejo a felicidade que o mundo inteiro carrega e que ninguém recebe. Desejo que você consiga aproveitar cada minuto da sua vida com um sorriso aberto e que nada te impeça de crescer. Desejo que o impossível seja apenas uma palavra e não um obstáculo, que os seus próprios desejos não sumam, que cresçam. Desejo que seus sonhos inteiros continuem sendo sonhados e na hora certa realizados. Viver é melhor do que sonhar. Mas sonhar é sempre preciso pra viver. Desejo que eu nunca falhe, que eu sempre possa te ajudar, que nunca te deixe cair. Desejo ser forte pra te segurar, firme pra não chorar ao te consolar. Desejo menos milhas de distância, desejo fotos tiradas, álbuns formados e sorrisos trocados. Desejo que a saudade só diminua e que a amizade só aumente. Desejo a você gata gota da minha felicidade ao ver você feliz.
"Quem tem um amigo, tem tudo." É o clichê mais lindo do mundo. É o clichê que me faz agradecer todos os dias por simplesmente ter uma amiga como você. Não entendo que pessoas com ligações tão fortes estejam tão distantes. Isso é de certa forma uma tortura. Mas, mais um desejo que eu tenho, é que o nosso abraço esteja cada vez mais próximo. E que a gente venha a se aproximar cada vez mais, que nunca falte amizade, carinho e sinceridade, que nunca sobre tristeza. Que a felicidade seja maior. Que a gente nunca falte uma pra outra e que seja sempre assim. Eu te desejo, minha amiga, tudo que você quer pra você. E num dia como esse não poder estar como você é tudo, menos feliz. E antes de dizer que eu amo você, eu tenho que te agradecer. Agradecer por ter aparecido e permanecido, agradecer por todas as palavras que já me disse e todos os risos que já me arrancou. Eu quero te agradecer e te dizer que distância nenhuma nesse mundo é maior que uma amizade verdadeira. Eu quero dizer que eu nunca vou sumir, sempre vou estar do outro lado da tela ou da linha telefônica falando tudo que você precisa ouvir. E agora, fica com esse texto. É a única forma eterna de guardar o abraço apertado que estou te enviando. Quando chegar, não solte-o. Te amo e não é pouco.


Dani Fechine