25 abril 2012

Antes de te conhecer

Antes de te conhecer eu não sabia o que era sentir saudade. Eu não sabia o que era conhecer alguém e jamais querer machucá-lo. Não sabia o que era desejar um abraço sincero. Antes de te conhecer eu não sabia o que era ser eu mesma, como era rir sem motivo aparente, muito menos que a inocência podia nunca ir embora. Antes de te conhecer eu não entendia porque as pessoas eram sempre tão felizes, porque eu era sempre a "muito chata". Eu não entendia porque tudo as vezes era tão triste. Antes de te conhecer eu não sabia que as coisas podiam mudar, muito menos as pessoas. Eu não entendia porque um sentimento muitas vezes não era recíproco. Eu não sabia o que era 'ser' antes de te conhecer. Eu não sabia o que era uma tarde feliz e inesquecível, não sabia como era bom deitar no ombro de alguém e me sentir num sonho. Não conhecia a sensação de bem estar, tampouco de que tudo estava dando certo. Só que antes de te conhecer eu não aprendi a esquecer. Quando eu te conheci eu não imaginava muita coisa. Mas eu aprendi que se deve dar valor àquilo ou à alguem que também nos dê valor. Eu aprendi, mas nunca evolui a ideia, porque quando eu te conheci tudo fez sentido, e só havia uma coisa na qual eu tivesse de me orgulhar e dar valor. Hoje eu dou o mesmo conselho que me deram há um tempo atrás: dê valor a quem te merece, seja amigo ou amiga, namorado ou namorada, saiba ter nas mãos algo que você nunca vai soltar. Mas nunca consegui entrar com isso na minha vida. Porque antes de te conhecer o mundo era cinza, e depois foi ficando preto e branco, sépia, margenta, até que as cores se aprumaram depois que eu te conheci. Hoje eu vejo o sépia voltar. Aquela cor envelhecida de fotografia do passado. Porque quando eu te conheci, você me fez criar uma memória fotográfica de tudo que vivemos, mesmo as coisas mais banais. Talvez pra eu te fazer recordar de tudo depois. Depois que eu te conheci tudo passou a ter seu nome. Porque se fulano já assistiu àquele filme, eu lembro que também já assisti. Com você. Antes de te conhecer eu não sabia o que era perder alguém e continuar tendo. Não sabia o que era perder e querer de volta e muito menos o que era perder e não querer ver nunca mais. Antes de conhecer você eu não sabia o que era ida e volta, mas nós mesmos nos fizemos aprender com o tempo. Que, sinceramene, era melhor se soubéssemos somente o caminho de ida. Antes de te conhecer eu não sabia o que era sentir vergonha do outro lado da linha, não sabia o que era alguém cantando pra mim com o maior amor do mundo e não sabia porque as coisas tinham que mudar. Até hoje eu não sei. Antes de conhecer eu sabia porque fulano não amava sicrano, eu sabia deduzir cada argumento silencioso de alguém que estivesse em uma situação não correspondida. Mas depois que eu te conheci eu perdi totalmente a reta a ser pontilhada. Eu simplesmente esqueci porque duas pessoas não podem se gostar sem passar por tanta dificuldade. Esqueci e nunca entendi porque os dois não podem se amar ao mesmo tempo. Não ter que um ano ser um e no outro ano ser outro. Até hoje eu me pergunto se haverá um dia, nesse mundo tão pequeno, que iremos sentar na beira da praia e lembrar (rindo muito da situação e agradecendo muito e achando aquilo tudo muita coisa do destino) das várias vezes que nos pegamos brigados, sem olhar nos olhos por muito tempo, e quanto tempo passamos separados, porém a eternidade que também passamos juntos. Iremos lembrar dos conselhos que pedimos um ao outro, dos problemas que tentamos enfrentar juntos, mesmo não estando tão ligado assim um ao outro. Sentaremos ali, lembraremos, sonharemos e acordaremos. Antes de te conhecer tudo fazia sentido. Tudo havia uma lógica e eu sabia como não amar alguém. Depois que te conheci eu aprendi que só se ama alguém assim uma vez na vida. E que esse amor permanece, sem te incomodar, mas o físico vai embora.


Dani Fechine

3 comentários:

"Aproveita que a melhor parte é de graça e feita com mais amor do que cabe em mim." (Tati Bernardi)