20 julho 2012

Meu melhor lado

Eu queria poder sair por aí abraçando todos os meus amigos. Pegar um carro, passar na casa de cada um e dizer o quanto eles são importantes pra mim e o quanto a minha vida depende deles. Mas só se eu pudesse fazer isso com todos. As barreiras geográficas me impedem de realizar qualquer sonho parecido com esse. Eu tenho os melhores amigos que alguém já quis ter. E eu os levo comigo aonde eu vou. Seja no outro lado do país, na região central, no outro lado da cidade, um vizinho, algumas ruas de distância, todos são meus anjos da guarda. E eu não os deixaria ir embora com tanta facilidade.Tenho amigos de muito tempo. Amigos de infância, sabe? Aqueles que, realmente, nunca desapareceram. E que o mundo pode acabar, as pessoas podem sumir, tudo pode dar errado, mas quando você olhar pro lado ela vai estar ali. Não esperando você se arrepender de algo, mas estando pronta pra dizer: "eu sempre estarei aqui". E é verdade. Ela sempre estará aqui.
Tenho aqueles amigos distantes também. Que se fazem mais presentes do que muitos que moram perto de mim. Amigos que eu desejo todos os dias poder abraçar bem forte e não querer mais sair do lado. Amigos que eu peço a Deus que nunca deixem de ser tão maravilhosos como são, tão bons e humildes. Amigos que, se eu pudesse escolher, seriam meus vizinhos. Grudados na minha casa, grudados em mim. São aqueles amigos que eu choro por terem surgido tão longe de mim e ao mesmo tempo tão perto. É uma das amizades mais preciosas que tenho; aquela que resolveu se esconder no Sul do país.
Eu tenho amigos que são do tipo "pra toda hora". Aqueles que a gente não conversa sempre, não ver sempre, não se abraça sempre, mas que sempre lembra todos os dias de quanta falta o outro faz. Amigos que se a gente pudesse guardaria num potinho fechado a sete chaves, com um lindo laço de fita vermelha, pra nunca ir embora, e estar sempre presente, em qualquer lugar. Esses amigos são aqueles que acham que a gente não se importa tanto, não ama tanto, não quer tão bem quanto imaginam. Esses amigos são aqueles que se enganam muito também pensando dessa forma. Aqueles amigos que se a gente pudesse gritar pra o mundo inteiro (de modo que todos ouvissem) o quanto a gente ama, e quer bem, e quer perto, e quer além do coração, só pra provar o quanto a amizade é forte, a gente gritaria.
Tem aqueles amigos do colégio também. Esses eu não podia deixar de lembrar. Porque com tanta gente a nossa volta, eles são os que mais nos conhecem e nos entendem. A gente, simplesmente, vive junto. Já viram minha cara de sono, de braba, de choro, de alegria, já me viram com maquiagem, sem, de cabelo feio, liso, cacheado, preso, solto, de farda, de havaianas, de tênis, de shorts e camiseta, de biquine. São aqueles amigos que constroem a sua segunda casa, seu segundo lar e se fazem presentes todos os dias como uma família, que conhece todos os seus defeitos e todas as suas qualidade e que mesmo assim convive com eles todos os dias e confia em você pra tentar melhorá-los. Eu os amo demais também.
Tem os amigos que são a sua própria família. De corpo, alma, sangue e sentimento. Que você pode até não se aproximar tanto, não confidenciar nada, não demonstrar muito, mas você ama imensamente e sabe que se um galho daquela árvore cair, tudo desmorona. Na verdade, eles são a raiz para qualquer início de amizade, sendo de fora pra dentro. Eles são a base e o topo. São nossa imagem conjugada em outro espelho.
E então os mais difíceis de falar. Uma mistura de tudo que você já conheceu e de que ainda vai conhecer. Amigos que eu posso chamar de irmãos. São uma mistura de família, de amigos distantes, de infância também. Uma mistura que deu certo. É a minha linda irmandade, que eu não deixo por nada. Não são simples amigos, simples pessoas. Dentro dessa família eu encontro abrigo, refúgio, abraço apertado e sincero, amizade verdadeira. Têm aqueles que são essenciais pra essa casa se manter de pé. Essenciais pra minha estrutura também se manter. São aqueles que não importa o quanto o tempo passe, o quanto as coisas mudem, eles sempre serão os mesmos. Serão sempre os irmãos que eu escolhi ter. Estarão sempre te passando alegria e te ajudando com suas angústias. Eu poderia até dividi-los com vocês, se eu não tivesse tanto ciúmes, se eu não os amasse tanto e se eu não os quisesse só pra mim. Guardadinhos no meu coração. Lá dentro se encontra de tudo. Desde o colega até o melhor amigo. Tem a mãe, que sustenta tudo aquilo, não deixa nunca a corda se arrebentar, e com tantos desencontros, ela consegue se equilibrar bem. Tem aquele que a gente se "confessa" sempre e que se ele não existisse não seria a mesma coisa. Tem o que nunca te deixa chorar, o que nunca te esquece, tem a que te ama desde muito tempo e que nunca deixou de amar; tem quem você duvide, mas que mesmo assim tem um carinho enorme; tem aqueles mais distantes que não deixam de ter um lugar guardado dentro do coração; você encontra também alguém bem próximo, que embora ele ou ela não saiba, você ama demais. Dentro da irmandade tem de tudo. E tem principalmente, eu, que não seria nada sem eles.
Feliz dia do amigo pra todos vocês que me cativaram e que me amam do jeito que eu sou. Eu agradeço sempre por ter todos vocês. E pode parecer clichê, parecer brega e meloso, mas quem tem amigos de verdade sabe que dizer "eu te amo" é muito pouco para o que realmente a gente sente.

Dani Fechine

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Aproveita que a melhor parte é de graça e feita com mais amor do que cabe em mim." (Tati Bernardi)