19 junho 2012

Identidade


Identidade resume o que você é, o que você faz e como você age.  Quem a constrói é você mesmo. Cada dogma seu, cada conceito que você cria forma a sua identidade. E a mudança que o meio provoca em você também influencia a sua formação. Não ter identidade já se torna uma identidade própria.
              Mas o que é identidade? O que a define? No meu ponto de vista, identidade é a personalidade e o agir das pessoas. Identidade vai ser o que cada pessoa constrói e as fazem ser da forma que são. Identidade é o que você busca pra te acrescentar ou para tornar-se diferente de outras pessoas. E o que a constrói? A nossa identidade é formada a partir de pressupostos de outras identidades. Tomamos várias outras como exemplos e criamos a nossa. Muitas vezes elas se assemelham, mas nunca haverá identidades iguais. Sempre haverá algo que te torna diferente das outras pessoas.
              A maioria das pessoas se forma a partir do que veem. Dessa forma elas se tornam cada vez mais caracterizadas com a sociedade do que consigo mesmo. A questão é se identificar ou não com o meio. Pessoas influenciáveis muito raramente terão uma identidade complexa ou interessante. Pois dessa forma não será criada exclusivamente por elas.
              No meu caso, a identificação com o meio é o que pior me define. Autenticide talvez seja a busca maior dentro do que se diz identidade. Muitas pessoas buscam ser o que os outros irão gostar ou pensar. Eu busco o que me torna diferente das outras. Nem radical demais, nem “sociedade” demais. É o que me convém e o que não convém aos outros. Discordo de tudo que o meio manifesta nas pessoas, e opino por tudo que me torna única. Pra mim identidade já resigna algo único. Só seu. Ninguém nunca conseguirá copiar por igual. Identidade se trata da sua descrição. O que você faz logo te mostrará o que você é. E o que você fala também.
                As pessoas buscam sempre algo que coloque algum sentido em tudo isso. Algumas vão até Deus, outras vão em busca de outras pessoas que as façam se sentir pra cima, outras buscam em palavras, e poucas em si mesmo. A verdade é que tudo isso nunca fará sentido e a busca por tal sempre será inútil. A maior das respostas é encontrar as perguntas. E se construir a partir delas.
               O mundo é daqueles que estão em constante dúvida, mas que têm certeza de cada pergunta.
A gente nunca sabe responder “quem sou eu?” se não nos perguntam ou se não colocam alternativas para nos caracterizar. Nossa identidade é construída a cada passo que damos e a cada palavra que pronunciamos. Estamos em eterna mudança. E nossa identidade é construída a partir delas. Nascemos com um
a, e a cultivamos, a modificamos, assim como também a destruímos, moldamos, pintamos, escrevemos nela, damos o nosso toque especial que a faz ser só nossa.
              Em resumo, identidade é tudo aquilo que você faz pra ser uma pessoa igual ou diferente, mas que de algum modo te faz ter uma “marca” específica. É o que te constrói, edifica e te descreve. Procure-a.

Dani Fechine

3 comentários:

  1. Puxa, esse texto me faz lembrar um certo livro de título: Caráter. Nele é descrito o caráter como uma composição de algo que é inato somado ao que é constituído com o meio onde uma pessoa vive. Muitos pontos são abordados desde virtudes a valores, um misto de idéias, sentimentos, razões e outros princípios. Em percentual as características inatas compõem cerca de 30%, e as adquiridas 70%, resultando no seguinte: uma boa parte dos indivíduos que buscam apenas satisfazer as exigências da sociedade acabam se tornando pessoas sem identidade, fazendo jus ao que você escreveu. Concordo 100% com sua afirmação e composição! Devemos ser o que realmente somos, sem balançar. Eu aprecio muito pessoas que são autênticas, como o termo já diz: Ela não é falsa ou barata, é o que é, por isso, sabe valorizar-se, as pessoas que não tem princípios em si mesmo não podem prosseguir sozinhas, não conseguem vencer os obstáculos e os raciocínios falazes dos que aparentemente estão por cima, controlando e ditando mais e mais regras nas quais eles mesmos são incapazes de cumprir. Mais uma vez te parabenizo, por mais essa composição, como sempre me identifico muito com o que você escreve, parece que tem se tornado uma "alfaiate das letras" que com uma precisão incrível produz "luvas" que se encaixam muito bem em nossas "mãos". É isso mesmo, seus textos são como luvas que se encaixam perfeitamente em nosso contexto interior, pensamentos e na maioria das vezes interior. Hoje, mais uma vez, minhas "mãos" foram aquecidas por suas "luvas" literárias.

    ResponderExcluir
  2. Ahhh que tédio snif snarf... minha psicóloga disse que eu não
    tenho IDENTIDADE; sei não... acho que ela pirô.

    Porque aqui neste texto, da respiradora (autora) conclui se que é impossível
    não ter identidade.

    iiiiiiiiiiiiiiiirrrrrrrrrrrrrrrrrrruuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuu!!!!!!!!!!!!!

    Eu sou autêntico ha hah hahaa hiii


    Abração pro ce autora

    ResponderExcluir
  3. Só errou em uma coisa: quando se busca a Deus, encontrará muitas respostas. Quem mais poderia te direcionar para a vida do que o próprio doador dela?
    Quem cria um objeto sabia muito bem para que servia antes de criá-lo.
    Pode ser que você não tenha tido uma experiência de ouvir Deus falar, mas desejo que tenha curiosidade e tente estabelecer essa conexão. Seu texto é ótimo.
    Um abraço.

    - douglas.gouveia.lima@gmail.com

    ResponderExcluir

"Aproveita que a melhor parte é de graça e feita com mais amor do que cabe em mim." (Tati Bernardi)