11 junho 2012

A tal da experiência única

Seria injusto comigo mesmo se eu não explicasse em palavras tudo que eu sinto. Eu queria ter tido uma força maior e ter falado a cada um tudo que eu sinto e tudo que eu penso. Tudo que vocês me fazem e me fizeram ser. Mas a emoção é sempre maior que eu, e pelo menos dessa vez, ela conseguiu falar um pouco do que eu tento demonstrar. Sim, isso é uma espécie de carta. Porque eu deixei de falar muita coisa que eu precisava, e eu não posso esperar mais nem um minuto pra colocar pra fora tudo isso. É a tal da experiência única.
Éramos sementes. Muitas mal cuidadas, muitas bem pequenas e outras bem visíveis e bonitas. Vocês simplesmente nos acolheram, nos colocaram em terra boa e nos deram as condições mais propícias para crescer, florescer, e gerar frutos. Muitas não aguentaram o sol escaldante, e murcharam antes de saírem do estado de "muda". Outras crescerem em ritmo acelerado, tornando-se cada dia mais vivas e felizes. A maioria passou por diversas condições climáticas que não as favoreciam. As vezes vinha um vendaval e elas tinha que se segurar com muito força para não serem levadas embora. Muitas conseguiram ficar. Mas outras voaram para onde o vento leva as coisas que um dia ainda vão crescer. Mas o mais importante é que todas as sementes que atingiram sua fase mediana conseguiram chegar no término de sua germinação. Cresceram, floresceram e agora vão gerar os frutos. Do mesmo jeito somos nós. Fomos nós. Vocês, animadores, foram os nossos jardineiros. Não teríamos sobrevivido sem o cuidado diário que recebemos.
Esses dias me serviram não só pra relaxar, meditar, pensar e refletir sobre as minhas novas decisões e escolhas. Eu pude, internamente, me redimir de tudo que me fazia mal e que me afastava de coisas boas. Aproximei pessoas de mim que já estavam do meu lado há muito tempo e eu custava muito pra aceitá-las ou entendê-las. Hoje eu percebo que elas são tudo que faltava. Eu pude também aprender com os meus próprios erros. Julgar quem você não conhece por inteiro é um grave acidente. Eu sempre fui assim. E a situação se voltou justamente contra mim. Ouvi depoimentos de pessoas que eu jamais esperava dizer coisas tão bonitas pra mim. Palavras que entram pelo seu ouvido e purificam sua alma. É a coisa mais difícil de explicar; o sentimento que se passou dentro de mim quando eu ouvi algumas pessoas me falarem que me admiram e que gostam muito de mim. Pessoas que pensavam totalmente o oposto antes de me conhecer. E quando as palavras que você escuta são as mesmas que você quer falar é ainda mais mágico. Porque não há nada mais agradável que reciprocidade de boas relações. Se redimir com alguém ou tornar-se amigo é um presente divino nas nossas vidas. Admirar alguém assim como alguém te admira também não tem preço.
Só que nesses momentos de reflexão e de aconselhamento espiritual, a gente também sente muita saudade e de muita coisa e de muita gente. Não seria eu se nada disso tivesse acontecido comigo. A sensação de que falta alguém muito importante é como te tirarem um braço. É ouvir uma simples pessoa cantando uma canção e uma voz de alguém ausente sussurrar em seu ouvido a mesma música. A gente sempre espera ver um amigo que sente muita falta entrar por aquela porta e te fazer uma surpresa. Mas já dizia o filme Toy Story: "Amizade verdadeira não é ser inseparável, mas estar separado e nada mudar." E é justamente isso que eu sinto por você, que está um pouco distante, mas que nunca saiu de perto de mim.
Saudade é um sentimento meio que inexplicável. Ou de várias explicações. Controverso, mas é exatamente assim. Sabe quando acontece algo com você que você jamais esperava e que você sente a necessidade de contar e de compartilhar isso com uma pessoa que pra você seria de imensurável importância fazer parte dessa alegria. Não só isso, mas vários outros momentos marcantes. Aquela vontade que dá de passar um dia inteiro colocando todos os assuntos em dia que foram passando sem ninguém ver, e os acontecimentos de horas atrás que te fazem querer compartilhar. O ruim disso é pensar se vale ou não a pena. E além de falar sobre você, ainda te vem a ideia dos conselhos que sempre em momentos de reflexão te vem a mente o tipo de conversa. É uma saudade que dá pra matar. Mas dá pra se matar também. É uma saudade que te faz doar-se mais ao próximo do que a si mesmo.
E eu jamais poderia esquecer do anjo que vive na minha vida. Acho que Deus o escolheu pra me proteger de tudo que puder me desestruturar emocionalmente e fisicamente. Deus sempre me envia anjos. E eu tenho um, em especial, que apesar de não possuir asas, sempre me leva ao alto quando é do céu calmo que eu preciso. Eu tenho um anjo que sempre que eu olhar pro lado ele vai estar lá pra me abraçar e dizer que tudo vai ficar bem, ou só pra dizer que eu sou linda ou me dá uma bronca e mostra-me o erro, assim como também procurar solução para o mesmo. Eu tenho um anjo que me ajuda a encontrar meus defeitos e a conviver com eles, um anjo que mostra todas as minhas qualidades e que nem que seja em um simples abraço, ele nunca me faltará. Esse tipo de anjo a gente costuma chamar de amigo. Eu tenho dois anjos na minha vida. Dois lindos anjos. Um longe e um bem pertinho de mim. São os meus amigos-anjos-irmãos.
É a tal da experiência única que um texto nunca vai conseguir decifrar, descrever ou representar. Só sei dizer que é incrível como Deus consegue mudar tanta coisa que sempre nos parece impossível.

Dani Fechine

4 comentários:

  1. Adoreei o texto Dani, e concordo plenamente com ele, espero que Deus te abençoe muito :] Lyege A.

    ResponderExcluir
  2. "E quando as palavras que você escuta são as mesmas que você quer falar é ainda mais mágico. Porque não há nada mais agradável que reciprocidade de boas relações." --
    Fico pelo menos metade do meu tempo em êxtase quando isso acontece. Na outra metade penso nessa TAL RECIPROCIDADE!


    "Sabe quando acontece algo com você que você jamais esperava e que você sente a necessidade de contar e de compartilhar isso com uma pessoa que pra você seria de imensurável importância fazer parte dessa alegria." --
    Se faz tão necessário que é estranho explicar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como eu curto isso aqui?
      Amo tuas palavras Gabi, de verdade!

      Excluir

"Aproveita que a melhor parte é de graça e feita com mais amor do que cabe em mim." (Tati Bernardi)