20 julho 2011

A minha benção de Deus: minha família

Pessoas vem, nos encantam, nos conquistam e vão embora deixando apenas lembranças. Namorados chegam, nos amam, nos fazem felizes. Alguns vão embora, outros ficam pra sempre.No final das contas eu tenho vocês. Nunca vão embora, estão sempre grudadinhos ao meu lado, me fazem rir sem motivo aparente e me fazem esquecer problemas sem ter a mínima intenção de o fazer. Conseguimos ser crianças um ao lado do outro, conseguimos voltar ao passado, relembar os momentos felizes, as intrigas de primos, as brincadeiras no meio da rua que nos faziam irmãos. A gente lembra também de quantas pessoas já passaram por essa família, mas a gente também agradece por esses terem permanecido. Sabemos também que nem sempre tudo foram flores e sorrisos. Qual a família que nunca brigou um pouquinho? Costumo dizer que laços fortes sem discursões não conseguem durar por muito tempo, pois as diferenças precisam ser trocadas e chegar ao ponto do respeito. Mas hoje eu agradeço por tudo que aconteceu. Se tudo tivesse sido diferente nós não sentiríamos falta de como as coisas eram antigamente. E algo sesmpre chega pra harmonizar tudo. O sorriso de uma criança, o seu primeiro passo, a sua primeira palavra, o primeiro dentinho a nascer, o amor que a envolve é transmitido para todos e contagia, sabe? Contagia de uma forma ligante, fazendo todos se unirem e se reunirem e nunca mais se separarem. Une fazendo com que cada um queira cada vez mais estar junto, almoçar junto. Por falar em almoçar, a gente tem que lembrar também dos nossos domingos diferentes, de todo mundo falando muito alto, e muito alto mesmo, a ponto de dá uma agonia em quem pensar em falar baixo. O almoço gostoso da vovó, a cervejinhas dos tios e as brincadeiras dos primos. Ai, lembra de quando a Copa do Mundo prestava? A gente era feliz mais do que o normal. Não vamos ser hipócritas, tudo faz falta pra gente. Sabe aquela tia que não mora mais aqui? Sim sim, aquela mesmo que te viu crescer e pra você era e ainda é uma irmã. Aquela que é bem calada, bem na dela, e exatamente dessa forma contagia a todos. Aquela que te acompanhou nos melhores shows da sua vida, que te deu os presentes mais inusitados e criativos. Aquela que te mostrou o que é 'saudade familiar', saudade da rotina. Tem aquela prima também, que mora longe, e sempre morou. Que deixou na lembrança as brincadeiras de crianças. Eu era Rabicó e ela era Emília. Aquela que volta aos poucos, nunca de uma vez só. Mas volta. E cada vez com uma intensidade maior. Aquela prima que viveu momentos inesquecíveis com você, que chorou com você, riu com você, dançou com você, e passou noites acordada com você. Aquele que não é apenas uma prima sabe? Sabe sim. É aquela que é praticamente uma irmã-distante, uma amiga pra todas as horas. Aquela que sabe tudo, tudinho de você. Aquela que te prova que distância não muda nada. Tem o pai também, que mora e não mora com você. No coração ele está sempre, em qualquer hora, qualquer momento... pra sempre. Ele só não mora fisicamente. Mas ele liga, a gente conversa, ele cuida. É, a gente se ama muito. Tem A FAMÍLIA sabe? Aquele grupinho que sempre tá junto. Porque família mesmo é muito grande. Mas a gente tem a 'família família'. Avós, mãe, pai, irmãos, tios e tias, primos e primas e agregados. Ah! Os agregados... É a melhor parte de se falar. Porque uns vem e vão embora assim, rapidinho. Outros chegam assim, do nada e ficam pra sempre. E é disso que eu quero falar também. As namoradas dos primos, o cunhado, os namorados das primas. O cunhado nem se fala né? Brincadeira lá e cá, e um mexe com outro. É um irmão também. As namordas dos primos são aquelas que deixam a gente morrendo de ciúmes no comecinho, aliás não são bem primos né? São irmãos que cresceram com a gente, ao nosso lado, com brincadeira de meninos mesmo a gente se entendia. Mas a gente se acostuma. E quando casa é que se acostuma mesmo. No fundo a gente ama cada uma de uma forma diferente. Tem aquela especial né? Claro. Que quando pequeninas, nos leva pra sua casa, nos faz brigadeiro e nos leva à piscina. Aquela que de tanto vai-e-vem de sorrisos nos fez querer só um pouquinho mais de gargalhadas. Aquela que, apesar de tudo, a gente ama e tem um carinho especialíssimo. Tem a irmã que não nos deixa em paz, e que a gente nem corgita perdê-la, porque só em pensar já cai uma lágrima. Que pertuba até a hora de dormir, mas que a gente morre de saudades quando passa um dia sem se ver. A mãe que... Eu preciso mesmo falar da minha mãe? Ela é o tesouro que eu levo comigo num lugar bem guardado. Ela é meu chão. Minha base e meu caminho. Vovó que mima a gente até dizer basta. Que nos dá comida até a barriga estourar. Ah, vovó deixa a gente fazer tudo. Mainha diz 'não', vovó diz 'deixa a bixinha ir'. E tem também o namorado que a gente não larga por nada nesse mundo e espera ser um só pro resto da vida.
Eu não vim aqui falar de cada um, eu não vim aqui falar dos importantes. Eu vim aqui falar da minha família. É... A minha fibra. Eu vim aqui falar do todo. Que me completa mais do que tudo. Que eu guardo comigo a cada passo que eu dou e que eu lembro também em cada oração que faço. A minha família, minha gente, vocês não conhecem a minha família? Vocês não sabem oq ue estão perdendo. É a melhor de todas, me desculpem.

Ana Daniella

6 comentários:

  1. Não sei se posso me ousar fazer algum comentário neste blog, posso estar correndo o risco de ser deletado de entre os seguidores, por outro lado sei que não será lida por pessoas sem princípios, enfim, ainda assim vou arriscar; os que não arriscam nada tem.
    Confesso que ao ler linha por linha fiquei sobremodo êxtasiado, pude ver que dentro dessas palavras tinha uma força muito positiva que emana de maneira abrangente e envolvente; Não tive grandes oportunidades para estar tão próximo de minha família assim como vocês, porém, ao ler percebi que o laço que une cada membro de uma família é insubstituível, inquebrável, mesmo na distância e que é necessário apenas cuidar, regar esse jardim no qual fomos plantados. Parabéns pela família que Deus lhes deu como dádiva!!! Apreciei muito!!!

    Por favor, me desculpem por postar esse comentário mesmo não fazendo parte dela...

    ResponderExcluir
  2. Que texto mais lindo (de novo)...pra variar, tô aqui chorando! Obrigada, Dani! Eu amo fazer parte dessa família! Amo vcs todos!
    Beijo...

    ResponderExcluir
  3. Depois de um texto tão bonito, só me resta deixar um beijo.

    Do primo, JP.

    ResponderExcluir
  4. dani, nao li todo.. mas ja sei q ta lindo hihiih

    ResponderExcluir
  5. É muito lindo presenciar os momentos da sua família Dani, de perto então, melhor ainda!

    Beijo e parabéns!

    ResponderExcluir
  6. Dani mulher, eu e mainha passamos uma hora pra ler pq as lágrimas vinham e a garganta ficava entalada. Que bom que nós temos nossa família, que é o nosso BEM MAIOR, e vc, com esse jeitinho seu, de não falar muito, me surpreendeu.
    Parabéns...temos (eu e mamis) muito orgulho de fazermos parte dessa família tão especial e que vc soube descrever com muita propriedade.

    bjs meus e de vovó.

    ResponderExcluir

"Aproveita que a melhor parte é de graça e feita com mais amor do que cabe em mim." (Tati Bernardi)