22 agosto 2011

Nostalgia rotineira


Hoje é um daqueles dias em que a saudade parece realmente tomar conta da gente. Final de semana, domingo/sábado a noite. A gente nunca pensa que vai dizer isso, mas acaba dizendo: "Que saudades da rotina!" E se passaram tão poucos dias, por que isso se propaga tão rápido? Eu acho que sei responder. É o simples fato de saber que as coisas não são mais as mesmas. Sabe água e vinho? As mudanças ocorreram assim. Sabe noite e dia? Elas apareceram assim também. E o ruim disso é que elas não vão embora da mesma forma. Custo a acreditar que é só uma viagem como a daqueles dias passados, e que você não deu as caras por conta das circunstâncias que não deixarem. Mas ai eu logo acordo do mero sonho que passa por minha cabeça em questão de segundos. Não, não é uma viagem. É mais uma daquelas realidades que estamos acostumados a passar. Sim, no plural, você sabe disso. Aquelas realidades que duram o tempo suficiente para sentirmos saudades e voltarmos a ser 'felizes'. Mas cada vez que isso acontece é uma sensação diferente. Agora eu posso dizer-te que eu tenho medo. Medo de ser diferente, sabe? Por incrível que pareça, eu prefiro a repetição. Por mais incrível que possa parecer, eu prefiro esperar você voltar e ter a certeza de que isso vai acontecer do que ser feliz nesse exato momento sem você. Mas as vezes eu prefiro pensar que isso não vai acontecer. Eu tenho medo das expectativas, porque eu tenho um medo ainda maior do que elas causam. Eu tenho medo de que você queira me contrariar. Eu tenho o maior medo do mundo quando eu penso em ter sido a última vez. Eu desabo quando eu lembro da gente, quando eu abraço aquela almofada, quando abro a "nossa" caixa. Eu não posso pensar em entrar numa sala de cinema sem a minha mão está na sua. Não, isso é ridículo, é feio. Já pensou? Eu entrar no cinema descompleta? Iriam olhar todos meio desconcertados pra mim. Imagine só, eu entregar o ingresso, ele me pedir a carteira de estudante [mas só se for naquele horário que a gente sabe que ele pede], e você não está ao meu lado pra ele fazer o mesmo? Já pensou que confusão daria na cabeça daquele moço? E imagine só, eu tô falando isso tudo, mas eu não tenho coragem de colocar aquele short que você não gosta só pra te provocar, pegar a minha bolsa grande que te encomoda ao andar e simplesmente entrar naquele lugar sem você. Já pensou que confusão eu criaria em mim mesma? Já pensou as lembranças que começariam a aparecer? Tipo aquela bem rotineira, quando você me entregava o seu ingresso porque sabia que eu iria guardá-lo para uma surpresa. Uma surpresa que hoje eu não sei mais se irá existir. E eu, que nunca pensei na vida em perguntar, hoje eu faço isso em todas as horas do meu dia: "E os planos que fizemos?"

[A foto faz parte do texto. Faz parte da nostalgia. Quem ler, quem ver, quem conhecer sabe.]


Dani Fechine

2 comentários:

  1. O final desse texto me faz lembrar uma canção que diz: "dos nossos planos é que tenho mais saudades, quando olhávamos juntos, na mesma direção, aonde está você agora além de aqui, dentro de mim"; Existem muitas dores, cada uma com o seu grau, intensidade, e na maioria das vezes somos capazes de traduzí-la de maneira bastante fiel, porém a dor da saudade... não é fácil de se descrever, talvez porque ela seja o resultado da perda de "si mesmo"; Só existirá saudade se houver uma entrega, e nós só nos entregamos por algo que realmente tenha valor; costumo dizer que a nossa vida é baseada no princípio da semeadura, cada semente é singular, nem todas elas irão brotar para que algum dia se torne uma árvore que dá fruto, esse é o caso de pessoas que nos merecem, então sem reservas permitimo-nos ser semeados para dentro delas; há árvores que são apenas ornamentais, outras não servem nem para isso. Do que se conclui que: quando a saudade chega é uma prova categorica de que não há mais uma simples semente em nós, algo aconteceu... Uma dica: regue-se com as lembranças e no porvir haverá um deleite consoante dos seus frutos!

    ResponderExcluir
  2. Perfeito todos os seus textos. Sim eu li todos, e me emocionei várias vezes, você escreve muito bem parabens *-*
    by :Gi

    ResponderExcluir

"Aproveita que a melhor parte é de graça e feita com mais amor do que cabe em mim." (Tati Bernardi)