05 agosto 2011

O Pequeno Príncipe

 


VII
"-Se alguém ama uma flor da qual só existe um exemplar em milhões de estrelas, isso basta para fazê-lo feliz quando a contempla."
IX
"-É preciso que eu suporte duas ou três larvas se quiser conhecer as borboletas. Dizem que são tão belas!
[...]
"-Não demores assim, que é exasperante. Tu decisdiste partir. Então vai."
X
"-Exato. É preciso exigir de cada um o que cada um pode dar."
"-Tu jugarás a ti mesmo - respondeu-lhe o rei. É mais difícil. É bem mais difícil julgar a si mesmo que julgar aos outros. Se consegues fazer um bom julgamento de ti, és um verdadeiro sábio."

XXI
"-A gente só conhece bem as coisas que cativou - disse a raposa. - Os homens não têm mais tempo de conhecer coisa alguma. Compram tudo já pronto nas lojas. Mas, como não existem lojas de amigos, os homens não têm mais amigos. Se tu queres um amigo, cativa-me!
-Que é preciso fazer? - perguntou o pequeno príncipe.
-É preciso ser paciente - respondeu a raposa. - Tu te sentarás primeiro um pouco longe de mim, assim, na relva. Eu te olharei com o canto do olho e tu não dirás nada. A linguagem é uma fonte de mal-entendidos. Mas, cada dia, te sentarás mais perto...
No dia seguinte o principezinho voltou.
-Teria sido melhor se voltasses à mesmo hora - disse a raposa. Se tu vens, por exemplo, às quatro da tarde, desde as três começarei a ser feliz. Às quatro horas, então, estarei inquieta e agitada: descobrirei o preço da felicidade."
XXVI
"O sentimento do irremediável me fez gelar de novo. E eu compreendi que não poderia suportar a ideia de nunca mais escutar aquele riso. Ele era pra mim como uma fonte no deserto."
"-O que é importante não se vê...
-Sim, eu sei...
-É como com a flor. Se tu amas uma flor que se acha numa estrela, é bom, de noite, olhar o céu. Todas as estrelas estarão floridas..."

O Pequeno Príncipe - Antonie de Saint-Exupéry

2 comentários:

  1. Esse livro é tudo, foi um dos primeiros livros que eu li... e é perfeito!

    ResponderExcluir
  2. Poxa... gostei muito do teu blog. Acabas de ganhar uma fiel seguidora (com o péssimo hábito de copiar tudo aquilo que me chama atenção, mas que, ao menos, te dará o crédito por isso)
    xxoo

    ResponderExcluir

"Aproveita que a melhor parte é de graça e feita com mais amor do que cabe em mim." (Tati Bernardi)