20 janeiro 2012

Carta para os Pangas

 O novo ano já chegou, mas pra gente ainda não. Digamos que falta uma semana pra tudo começar de verdade e cairmos na realidade de que nenhum ano mais se aproxima. Este é o último, é o único. Depositaremos nele todos os nossos desejos de uma turma irmã. Nós que sempre fomos tão auto suficientes, tão "só nós 20", seremos só nós. Sozinhos. Você contra o mundo inteiro. Nós que sempre fomos vinte mas sempre um só, vamos ter que nos acostumar a ser um e exclusivamente um. Ninguém na somatória. Não creio na ideia de que um ano seja suficiente para me fazer acreditar que tudo que vivemos vai ficar apenas em fotos, histórias e memórias. É uma vida muito grande pra se guardar e não viver mais. É uma história que não teve um começo, mas parece que o fim fica cadê vez mais próximo. Nos juntaremos mais do que nunca, não tenho dúvida. Mas choraremos também mais do que qualquer bebê quando sente saudade da mãe. Isso também não me resta dúvida. Nos abraçaremos com a sensação de nunca mais sentir aquele aperto. Me parece ser o fim do mundo, realmente. Não ter mais meus irmãos todos os dias ao meu lado. Me parece realmente que nada mais vai fazer sentido. É uma irritação que com toda certeza irá fazer falta, uma voz que mesmo sendo chata para os seus ouvidos, você vai desejar ter de volta. Nós sempre fomos únicos dentro daquela sala. Nada por trás daquela porta interferia na nossa alegria. Nunca dependemos de outras pessoas ou de superiores para ser feliz um pouco. Conseguíamos a felicidade com uma simples piada. Vocês entendem o que digo. Isso sempre nos bastou. Quisemos tanto que tudo saísse perfeito por ser o último, que parece que quão mais simples for, mais intenso será. Todos já viram, só nós não percebemos que a simplicidade nos atrai. É por isso que amamos uns aos outros. É por isso que ninguém tem coragem de abandonar ninguém, de virar as costas pra ninguém. Como uns costumam dizer por lá mesmo: "Somos Brothers". E querem nos separar. Que judiação. Não se tira um pirulito de uma criança quando ela já o colocou na boca. Não se maltrata ninguém assim. E realmente como uma criança eu desejaria uma lâmpada mágica. Talvez eu não tivesse os três desejos pra fazer, mas pediria um prolongamento. Um aviso prévio maior, por favor. Nunca dependemos de ninguém quando estávamos juntos. Mas dependíamos de nós mesmos para sermos quem somos. Eu dependi de todos vocês pra ser quem eu sou hoje. Nos conhecemos mais do que qualquer outra pessoa. Vocês sabem os meus defeitos e os meus gostos. Sabem todas as minhas reações e sabem ler todos os meus sorrisos. Você nasceram com um dom. E que dom hein? O dom de unir as pessoas e de fazer crescer essa união. Acho que somos únicos. Choramos porque sabemos que sentiremos falta da rotina. Somos antecipados demais, admito. Eu só tenho uma pergunta pra fazer... Em qual lugar do mundo eu vou poder falar bem alto e ninguém reclamar por isso? Nossa casa me fazia ser eu sem ter vergonha de mais nada. E agora eu pergunto pra vocês, pangas amados e amargurados pela despedida, como viveremos, como sobreviveremos, como caminharemos? Estou tentando decifrar isso a muito tempo.

Dani Fechine

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Aproveita que a melhor parte é de graça e feita com mais amor do que cabe em mim." (Tati Bernardi)